![Exemplos e ideias de como transformar garagens em outros espaços - Imagem 1 de 10](https://images.adsttc.com/media/images/6230/9d99/0674/6501/661e/d83b/newsletter/1-adrian-ozimek.jpg?1647353247)
Desde o início do século XX o automóvel particular vem moldando as cidades e a arquitetura, demandando espaços específicos para circular e ser armazenado. Os carros e motos ditaram a organização espacial, e a consequente paisagem urbana e rural, de países inteiros, porém, com a crise climática e o reconhecimento dos problemas que este modelo de desenvolvimento traz para as cidades e para o planeta, cada dia mais percebem-se iniciativas que buscam suprimir os automóveis individuais e motorizados movidos a combustíveis fósseis, ao mesmo tempo que se percebe a necessidade de ressignificar espaços que antes eram dedicados aos carros. Para além das ruas e espaços públicos, essa transformação também é sentida na escala do edifício, nas casas e prédios residenciais que começam a encarar as garagens como um espaço mais dinâmico.
Comumente a garagem é um espaço de armazenamento destinado principalmente a manter os carros e motos guardados e protegidos das intempéries. Em alguns lugares ela pode dividir espaço com as áreas de manutenção, como equipamentos de calefação e hidráulica, ou pode também servir como armazenamento de ferramentas e objetos que não se acessam no cotidiano. Em alguns lugares a garagem pode até ser usada como uma oficina doméstica, mas em geral seu uso é marginalizado e sua localização está distante das áreas sociais da casa. Ao ressignificar nossa relação com o automóvel, também remodelamos os espaços atrelados a ele, o que trás novas possibilidades de uso, seja a partir da permanência do carro e convivência com as outras necessidades rotineiras, seja considerando sua total ausência.
No caso da Garagem Gem, por Office Ou, o projeto surgiu do desejo de transformar a garagem urbana tradicional em um espaço de comodidade flexível, o que deu lugar a uma verdadeira extensão da casa, bem como um espaço de evento aberto para criar laços comunitários. Já no caso da Garagem Tini, por tini + delavegacanolasso, a ideia era encontrar um espaço intermediário entre uma garagem e um showroom, uma sala e uma galeria de arte. Mas nem sempre a transformação precisa radical, as vezes uma pequena mudança de interpretação, que se reflete no desenho arquitetônico, já é suficiente, como é o caso da Casa nas Salineiras, por RVdM Arquitectos onde a garagem ganha status de hall de entrada.
Garagem Gem / Office Ou
![Exemplos e ideias de como transformar garagens em outros espaços - Imagem 10 de 10](https://images.adsttc.com/media/images/6230/afc4/3e4b/3122/3b00/0006/newsletter/The_Garage_Gem-8_-_Adrian_Ozimek.jpg?1647357887)
Garagem Tini / tini + delavegacanolasso
![Exemplos e ideias de como transformar garagens em outros espaços - Imagem 2 de 10](https://images.adsttc.com/media/images/6230/9d8e/0674/6501/661e/d83a/newsletter/2-imagen-subliminal.jpg?1647353236)
Casa nas Salineiras / RVdM Arquitectos
![Exemplos e ideias de como transformar garagens em outros espaços - Imagem 7 de 10](https://images.adsttc.com/media/images/6230/9d81/0674/6501/661e/d839/medium_jpg/3-cortesia-de-rvdm.jpg?1647353221)
A transformação, porém, pode ser ainda mais radical ao transformar totalmente o espaço da garagem, ganhando um novo uso independente do carro. No caso do Loft Grandpa, por MEIUS Arquitetura, o projeto transforma a antiga pequena garagem em uma residência acessível para um senhor de mais de 90 anos. Já a Casa Garagem, por fala converte o térreo de um edifício residencial dos anos 50, onde era a garagem, em uma residência para um casal com aproximadamente 200 m².
Loft Grandpa / MEIUS Arquitetura
![Exemplos e ideias de como transformar garagens em outros espaços - Imagem 3 de 10](https://images.adsttc.com/media/images/6230/9d74/0674/6501/661e/d838/newsletter/4-izabel-diniz.jpg?1647353210)
Casa Garagem / fala
![Exemplos e ideias de como transformar garagens em outros espaços - Imagem 4 de 10](https://images.adsttc.com/media/images/6230/9d68/0674/6501/661e/d837/newsletter/5-cortesia-de-fala.jpg?1647353196)
Ao mesmo tempo que o espaço útil de uma garagem residencial pode dar espaço para residências a partir de reformas maiores, ele também apresenta uma conexão singular com a rua, o que é interessante para espaços comerciais, como é o caso da Floricultura Flowerbar, por AR Arquitetos que transforma a antiga garagem do edifício em um belo jardim de exposição da floricultura, ou ainda da Garagem Subterrânea, por Carlo Bagliani que faz da garagem uma galeria de arte e um ateliê. A Garagem Itamonte, por Zebulun Arquitetura aproveita do espaço para atender uma produção de cervejas artesanais, introduzindo uma grande sala com cozinha aberta, uma suíte, um banheiro e áreas de manutenção.
Floricultura Flowerbar / AR Arquitetos
![Exemplos e ideias de como transformar garagens em outros espaços - Imagem 8 de 10](https://images.adsttc.com/media/images/6230/9d59/0674/6501/661e/d836/newsletter/6-maira-acayaba.jpg?1647353184)
Garagem Subterrânea / Carlo Bagliani
![Exemplos e ideias de como transformar garagens em outros espaços - Imagem 9 de 10](https://images.adsttc.com/media/images/6230/9d4d/0674/6501/661e/d835/newsletter/7-anna-positano.jpg?1647353171)
Garagem Itamonte / Zebulun Arquitetura
![Exemplos e ideias de como transformar garagens em outros espaços - Imagem 5 de 10](https://images.adsttc.com/media/images/6230/9d3e/0674/6501/661e/d834/medium_jpg/8-federico-cairoli.jpg?1647353156)
Apesar da independência das nossas cidades do automóvel particular ainda ser um futuro distante, é interessante perceber a resposta da arquitetura à esse processo, modificando um espaço existente, muitas vezes subutilizado, e transformando-o em novas propostas para as pessoas moradoras e também para a cidade, ressignificando usos e relações.